Saiba algo sobre os olhos vermelhos do seu cachorro
A maioria de nós às vezes relaciona a conjuntivite (olho vermelho) aos olhos vermelhos, mas, na verdade, a conjuntivite é apenas um dos problemas dos olhos vermelhos e nada mais. Olhos vermelhos podem ser resultado de alguma coisa e muito mais significativos do que a conjuntivite.
Para obter um melhor entendimento, é necessário conhecermos os possíveis fatores para sua ocorrência. Embora você possa acreditar que o desconforto ocular é causado por partículas externas, é muito mais complexo do que isso. Quatro dos fatores típicos que desencadeiam olhos vermelhos são:
– Glaucoma
– Queratite Superficial
– Uveíte anterior
– Conjuntivite
Glaucoma
Esta situação é provocada por um aumento do estresse no olho, que faz com que ele fique vermelho. O glaucoma é uma condição grave que pode causar danos aos olhos; as estruturas internas provavelmente serão deslocadas; na maioria dos casos, devido à ruptura provocada pela melhoria da produção de líquido.
Embora a produção de líquidos seja normal, o problema quando um cão tem glaucoma é que não há como drenar o líquido, o que resulta em um acúmulo, levando-o a estourar.
Como você lida com o Glaucoma? Geralmente, os médicos prescrevem antibióticos para aliviar a pressão e os líquidos nos olhos, bem como para dilatar as pupilas.
Queratite Superficial
Situação que se manifesta por um inchaço da córnea, a Ceratite Superficial é causada por: bactérias, vírus, reações alérgicas, situações traumáticas e desconforto contínuo. Uma situação ocular exclusiva dos cães, é muito típica de todas as raças, e sua situação crônica é chamada de Pannus.
Começa como uma linha rosa acinzentada que se desenvolve dentro do olho e que, se não for tratada, causará cegueira. Você descobrirá que a córnea do cão fica opaca e pode piorar se for exposta muito ao sol.
A terapia utilizada são antibióticos. A higiene correta também pode ser essencial, para garantir que a situação não piore.
Uveíte anterior
Causada por vírus, bactérias ou talvez por um encontro traumático, a Uveíte Anterior pode ser diagnosticada como um inchaço dos ciliares ou mesmo da íris. Cães com câncer provavelmente também criarão essa situação. Você descobrirá que os olhos do cão geralmente estão formulando lágrimas e a íris parecerá inchada, com uma córnea turva.
Também pode fazer com que as pupilas se contraiam simplesmente porque os níveis de proteína aumentam de forma anormal. Se esta situação não for tratada imediatamente, pode causar catarata ou glaucoma e, às vezes, luxação do cristalino secundário, especialmente em raças pequenas.
A terapia consiste em medicamentos antiinflamatórios para dilatar o olho e reduzir o grau de desconforto. Se você acredita que seu cão tem Uveíte Anterior, faça um exame imediato, pois isso pode sinalizar a presença de câncer.
Conjuntivite
Também cunhada como “olho rosa”, a conjuntivite pode causar olhos vermelhos. Esta situação requer localização devido a reações alérgicas, desconforto ou infecção. A conjuntivite não é uma condição tão séria quanto as outras, mas ainda pode causar corrimento excessivo devido à infecção.
A terapia pode ser na forma de antibióticos. A higiene também é essencial para manter os olhos do seu cão limpos.