Raças de cães raras
Descrever as raças de cães deste grupo como “raras” é totalmente relativo.
Muitos deles são extremamente populares em seus países de origem. O poderoso Fila Brasileiro é usado em todo o Brasil como cão policial e caçador de onças e outros animais de grande porte.
O Cão Esquimó Canadense tem uma longa história de trabalho com os povos Inuit. O Sloughi e o Azawakh são antigos galgos do norte da África. Para nossos propósitos, essas raças de cães são consideradas “raras” porque ainda não foram criadas em número suficiente nos EUA para atualmente serem totalmente reconhecidas pelo American Kennel Club.
Como a classificação de Raças Raras é um pouco abrangente, os cães não têm muito em comum além da escassez.
Seu tamanho varia desde o Mi-Ki, do tamanho de um colo, uma criação moderna, até o enorme Tosa Inu, um membro da família Mastiff do Japão que pode pesar 90 quilos. No que diz respeito à aparência, você encontrará de tudo aqui, desde casacos lisos (Sloughi, Alapaha Blue Blood Bulldog) a casacos fofos (Italiano Volpino, Eurasier) até casacos que parecem dreadlocks emaranhados (o Cão Pastor Bergamasco).
Essas raças de cães são dedicadas aos seus donos e entes queridos, mas são primitivas. Embora muitas raças populares não sejam obrigadas a fazer seu trabalho tradicional na sociedade moderna (poucos Golden Retrievers hoje trazem aves aquáticas para a mesa do caçador), o filhote de raça rara que você escolher pode vir de pais que ainda caçam e guardam.
Eles podem não ter um temperamento tão suave quanto as raças mais comuns nos Grupos de Trabalho e Pastoreio, por isso é imperativo que você encontre um criador que socialize os filhotes desde tenra idade.
Um cachorro do Rare Breeds Group é para você? Veja estes 8 fatos sobre as raças raras para decidir se um é o cão certo para sua situação de vida.
1. Encontrar um criador pode ser difícil. Você pode ter que esperar muitos meses ou comprar um cachorro de um país estrangeiro.
2. É muito provável que você nunca veja outro cão da mesma raça.
3. A maioria dos veterinários terá pouca ou nenhuma experiência com a raça.
4. Os tratadores e treinadores não estarão familiarizados com a raça.
5. Muitas raças raras estão livres dos problemas de saúde congênitos que afetam as raças excessivamente populares.
6. Você terá a satisfação de ajudar a promover uma raça rara e merecedora neste país.
7. Muitas dessas raças têm histórias interessantes e exóticas.
8. Socializar esses cães é uma responsabilidade enorme e contínua.