Dogs

O resistente e minúsculo Yorkshire Terrier

O tamanho minúsculo e a pelagem longa e sedosa do Yorkshire Terrier são suas características físicas mais únicas, mas é o terrier nesta raça de cachorro que dá ao Yorkie sua visão de vida de cachorro grande.

Por mais glamoroso que o Yorkshire Terrier seja hoje, ele foi originalmente desenvolvido para matar ratos nas minas e fábricas de Yorkshire, na Inglaterra. Os ratos encurralados se virariam e lutariam ferozmente, por isso os cães que os caçavam tinham que ser ágeis, fortes e destemidos. Até hoje, a maioria dos Yorkies está disposta a enfrentar Rottweilers nas esquinas, muitas vezes precisando ser arrastados por seus donos.

Esperava-se que os terriers matassem por conta própria, em vez de esperar que um humano armado aparecesse, então terriers e seus descendentes tendem a ser guerreiros independentes que vivem e morrem por sua própria inteligência.

Como caçadores desassistidos, desenvolveram um método único de agarrar e sacudir a presa para quebrar-lhe o pescoço; não se surpreenda ao ver seu Yorkie aplicar essa técnica a diversos objetos pequenos e flexíveis. Latidos entusiasmados e persistentes também são uma característica do terrier: foi assim que o dono do cachorro conseguiu localizá-lo enquanto ele caçava no subsolo.

Ao contrário das raças de cães com costas muito longas, pernas largas e focinhos achatados, o Yorkie é um cão bem proporcionado, o que significa que é adequado para um estilo de vida ativo.

Tenha cuidado, porém, pois os pequenos corpos dos Yorkies podem armazenar apenas quantidades limitadas de energia, por isso são necessários lanches frequentes e o tempo frio e úmido deve ser evitado.

Um Yorkshire Terrier saudável e bem condicionado pode fazer praticamente qualquer coisa que um cão maior pode fazer, embora provavelmente não com uma pelagem longa. Muitos donos de Yorkie detestam cortar a pelagem de seus cães antes de passarem uma tarde desfazendo os danos causados ​​por cinco minutos rápidos de brincadeiras ao ar livre.

Fofo como um botão, o Yorkshire Terrier possui toda a gama de comportamentos caninos. É um cão social que quer saber onde se encaixa na matilha doméstica; ele latirá para estranhos (os Yorkies são excelentes cães de guarda); pode ser amigável e extrovertido ou hostil e indiferente (em grande parte baseado em como você treina o cão); e os Yorkies mastigam, cavam, arranham e rolam coisas mortas e fedorentas sempre que podem.

Yorkies têm a mesma capacidade que qualquer outro cão de se tornarem mimados, pouco cooperativos, desagradáveis e até agressivos.

O treinamento básico para Yorkies, portanto, é igual ao de qualquer cão.

Embora os Yorkshire Terriers possam ser facilmente treinados para fazer suas necessidades em jornais ou em caixas de areia, o treinamento em papel torna muito fácil esquecer de levar seu cão para fora regularmente. Passear com o cachorro é muito mais do que deixá-lo fazer suas necessidades.

As caminhadas são um exercício maravilhoso; melhoram a digestão, a circulação e a atitude, ao mesmo tempo que oferecem a oportunidade de conhecer e cumprimentar, cheirar e explorar. Como um bônus adicional, caminhar frequentemente em terreno acidentado mantém as unhas desgastadas.

Se você não queria cuidar do cabelo, escolheu a raça de cachorro errada. Treinar seu Yorkshire Terrier desde filhote para ficar quieto em seu colo, primeiro de um lado, depois do outro e depois de costas, tornará o processo de preparação mais fácil para vocês dois, ao mesmo tempo que reforça sutilmente que você é quem manda. Olhos, orelhas, barba, dentes e unhas fazem parte do trabalho.

A socialização faz a maior parte para garantir que seu Yorkie seja confiante e extrovertido, em vez de medroso e agarrado.

Exponha seu filhote a todas as visões, cheiros, sons e sensações que você puder. Apresente seu Yorkie a bebês, crianças pequenas, adolescentes, idosos, outros animais e animais de estimação, à cidade e ao país.

Leve seu Yorkie para uma festa. Deixe seu cachorro sozinho em casa. Se as oportunidades de socialização não se apresentarem, configure-as.

Muitos Yorkies têm exposição limitada a outros filhotes depois que deixam suas ninhadas e nenhuma experiência com filhotes de outras raças. Um grupo de brincadeiras para filhotes atende à necessidade dos filhotes aprenderem como conviver com outros cães – como brincar, se comunicar e se dar bem. Também é muito divertido perseguir e ser perseguido.

Quando seu filhote Yorkie atingir os 6 meses de idade, participe de uma aula de obediência básica para aprender como treinar seu cão em situação de grupo. Filhotes mais novos podem participar de uma aula de jardim de infância para filhotes.

Seu Yorkshire Terrier aprenderá a andar ao seu lado, a vir quando for chamado, a sentar e a permanecer no comando.

Mais importante ainda, seu cão aprenderá como aprender. Esta é a base para qualquer treinamento especializado que você queira realizar mais tarde.

Os cães estão sempre em modo de aprendizagem, por isso estamos sempre ensinando – quer percebamos ou não. Tente estar atento às oportunidades de ensinar ao seu Yorkie as regras pelas quais você deseja que ele viva. Por exemplo, quando você vier de fora, peça ao seu cachorro que espere enquanto você limpa os pés.

Sinalize o fim da brincadeira tirando o brinquedo dele com cuidado, mas com firmeza, usando sempre as mesmas palavras. Incentive a boa vontade para com pássaros, esquilos e gatos que você vê em suas caminhadas, falando com ele com calma ou repreendendo-o gentilmente se ele demonstrar muito interesse predatório (quanto mais preocupação você demonstrar, mais excitação ele sentirá).

Ensine coragem elogiando seu Yorkie por permanecer firme ou avançar em direção a tudo o que é novo e ameaçador. Pegar o seu Yorkie para conhecer pessoas, para evitar encontrar pessoas ou outros cães, ou ao entrar em lugares estranhos, irá ensiná-lo a ser inseguro e a pedir constantemente para ser carregado.

Sempre elogie o comportamento desejável e ignore o comportamento que você não deseja encorajar.

Muitas pessoas que possuem Yorkshire Terriers atestam como eles são inteligentes, mas, ao mesmo tempo, afirmam que são impossíveis de treinar. Provavelmente, eles estão trabalhando contra, e não a favor, a natureza e o temperamento básicos do terrier do Yorkie.

Com certeza, as qualidades de ousadia, tenacidade e independência do terrier de trabalho apresentam desafios para qualquer um que espera que um Yorkshire Terrier responda como um Labrador ou Golden Retriever.

Como todos os cães, o Yorkie terá melhor desempenho naquilo que realmente gosta de fazer e no que lhe permite seguir suas inclinações naturais.

Portanto, passe algum tempo observando seu cachorro. Se sua cabeça estiver alta e suas orelhas e cauda eretas, ele está se divertindo. Experimente muitas atividades diferentes, tanto jogos que você inventa quanto esportes organizados para cães, e opte por aquelas de que ambos gostam. Então, ao final de uma caminhada de 3 quilômetros ou de um jogo animado de pega-pega com o novo cachorrinho do vizinho, fique à vontade para colocar seu Yorkie cocô debaixo do braço e carregá-lo para casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *