Cães Komondor
País de origem: Hungria
Grupo: Trabalhadores
Use hoje: guardião de ovelhas
Expectativa de vida: 8 a 12 anos
Cor: pelagem branca, olhos castanhos escuros, nariz preto
Pelagem: lanosa, longa, emaranhada facilmente, deve ser amarrada e aparada
Asseio: Nunca escove o pêlo, mas o cuidado com o cordão é essencial. Tome banho quando necessário; deve secar completamente (leva até 24 horas). Corte rotineiro de unhas e limpeza de dentes
Altura: os machos medem até 31,5 polegadas no ombro; as fêmeas são um pouco menores.
Peso: 85 a 115 libras
Embora o Komondor possa parecer um grande esfregão com pernas, este é um cão grande e musculoso com uma atitude imponente e digna.
Nativa da Hungria, o destaque da raça é a longa pelagem branca com cordões, que protege o cão das intempéries e de ferimentos de predadores. O Komondor tem sido usado com sucesso como cão policial e pastor, mas sua principal função é proteger o rebanho.
Os machos medem até 31,5 polegadas no ombro; as fêmeas são um pouco menores. Cabeça, pescoço e corpo são completamente cobertos por cordas retas em forma de fita de comprimentos variados.
Depois do banho, os cordões devem ser secos com uma toalha o máximo possível e depois deixados secar ao ar, um processo que pode levar de dois a três dias. Demora até duas horas por semana para separar os cabos manualmente para mantê-los em forma.
O Komondor é um cão protetor e pode não ser gentil o suficiente para todas as famílias. Verifique o temperamento dos cães adultos do criador antes de comprar um Komondor.
Devido ao tamanho e temperamento, o Komondor é um cão mais adequado para a vida no campo ao ar livre e para longas caminhadas diárias. Sua herança de guarda de rebanhos o torna um excelente cão de guarda e guardião, mas também é um pensador mandão e independente.
Comece o treinamento e a socialização cedo e estabeleça-se como o membro dominante da família.