Estabelecendo um regime de saúde para seu cão
Você deve escolher cuidados holísticos, convencionais ou ambos?
Ao escolher um regime de cuidados de saúde para os nossos cães, temos muitas decisões a tomar, incluindo qual veterinário escolher; que tipo de cuidados de saúde, holísticos ou convencionais, são melhores para os nossos cães; quando procurar ajuda; e quando procurar um especialista.
Escolhendo um veterinário
Seu veterinário é seu parceiro número um no cuidado de cães, portanto, encontrar um não é uma tarefa fácil. Escolha um veterinário antes de precisar de um. Se houver uma emergência, você não vai querer depender de alguém com quem não está familiarizado.
Alinhar um veterinário para o seu cão com antecedência é especialmente importante se você preferir uma abordagem holística à saúde canina, optar por não vacinar anualmente ou tiver um cão com necessidades especiais. Encontrar o veterinário certo pode envolver referências e entrevistas pessoais.
O boca a boca é uma boa maneira de obter referências veterinárias.
Se você estiver se mudando para uma nova cidade, seu próprio veterinário poderá encaminhá-lo para um colega de lá. Ou pergunte a amigos, vizinhos e colegas de trabalho sobre seus veterinários, incluindo o que eles gostam no hospital e até mesmo o que não gostam. Uma indicação de alguém em quem você confia é um bom começo.
O que você procura em um hospital depende do que é mais importante para você. Procure um que atenda às suas necessidades, ofereça o nível de atendimento que você deseja, tenha uma equipe leiga amigável e experiente e um veterinário que ofereça o tipo de atendimento que você procura.
Algumas perguntas a serem feitas são:
Esta é uma clínica de alta tecnologia ou um consultório familiar? Receberei encaminhamentos para cuidados especializados, se necessário? Há atendimento de emergência disponível?
Quando você tiver os nomes de alguns veterinários, marque consultas para conhecê-los e visitar seus hospitais. Entreviste vários veterinários e pergunte sobre sua filosofia sobre coisas que são importantes para você, como como eles se sentem em relação a dietas cruas ou caseiras ou com que frequência recomendam vacinas.
A visita ao hospital e uma reunião com o veterinário e a equipe irão ajudá-lo a tomar a decisão certa. Nem todo hospital, mesmo que seja bom, será adequado para todos.
Pergunte se o veterinário é afiliado a uma organização profissional como a American Animal Hospital Association (AAHA) ou a uma associação médica veterinária holística ou homeopática.
A AAHA, por exemplo, possui um conjunto de padrões que os veterinários devem cumprir em áreas como cirurgia, anestesia, odontologia e manutenção de registros. Os hospitais devem ser inspecionados regularmente para manter seu credenciamento.
Pode chegar um momento em que você desejará uma segunda opinião ou precisará que seu cão seja examinado por um especialista. Você pode gostar muito do seu veterinário, mas simplesmente deseja outra perspectiva. Não há nada de errado com isso. Não há problema em pedir uma indicação ao seu próprio veterinário.
Um bom veterinário terá prazer em encaminhá-lo a um especialista, e poderá fazê-lo automaticamente no caso de um diagnóstico sério. Outra opção é pedir indicação de um amigo ou colega que tenha um animal de estimação com problema semelhante.