Health

PRIMEIROS SOCORROS para Cães

Saber como administrar os primeiros socorros aos seus animais de estimação e ter os itens necessários ao seu alcance é um aspecto importante do gerenciamento da saúde. Se surgir uma situação de emergência, seu conhecimento de primeiros socorros ajudará a manter seu animal de estimação ativo até que você possa levá-lo à clínica veterinária.

Situações que podem exigir primeiros socorros incluem: –

Sangramento

– O sangramento pode ocorrer devido a cortes de objetos pontiagudos, por exemplo, o cão pode bater em uma saliência pontiaguda ou tentar passar por um buraco em uma cerca de arame, etc.

Tratamento Aplique pressão sobre a área até que o sangramento pare, feridas profundas exigirão pontos e a atenção do veterinário deverá ser chamada.

Feridas

– Um cão pode desenvolver feridas na pele por vários motivos. Alguns dos quais incluem picada de pulga, coceira persistente, reação alérgica a uma substância interna ou externa. Muitas vezes, as feridas são causadas devido à preocupação do cão com a coceira.

Tratamento: eliminar a causa. Na maioria das vezes, as pulgas são a causa da coceira e os cães devem ser tratados contra pulgas.

Feridas de mordida

As brigas de cães geralmente resultam em ferimentos graves em um ou ambos os cães.

Tratamento:- Como a maioria das feridas por mordidas de cães são profundas (feridas por punção), elas são propensas a infecções e o animal precisará de injeções de antibióticos. Limpe a ferida com soro fisiológico ou água limpa. Aplique pressão para estancar o sangramento e leve o animal à clínica veterinária.

*  Queimaduras:

– pode ser causado por choques elétricos, substâncias químicas ou calor. Os sintomas incluem bolhas, exsudação, vermelhidão e inchaço da pele.

Tratamento:- lave a área com bastante água fria. Se disponível, aplique gelo enrolado em uma toalha sobre a área queimada por alguns minutos. Leve o animal ao veterinário.

Convulsões :-

as convulsões podem ser causadas por vários motivos. Os sintomas incluem espasmos musculares violentos, salivação, inconsciência, etc.

Tratamento – coloque o animal em uma área segura para evitar que ele se machuque. Mantenha o local o mais silencioso possível para que o animal fique calmo e chame o veterinário.

Vômito :

-pode ser o resultado de vários fatores, incluindo obstruções.

Tratamento: – suspender alimentos por 12 a 24 horas. Deixe-o tomar água depois que o vômito parar, se demonstrar interesse. Chame a atenção veterinária.

Choque :

seu cão pode entrar em choque após se envolver em um acidente que causou grande fúria. Os sinais incluem respiração irregular e pupilas dilatadas.

Tratamento: – enxágue a parte inferior do corpo para permitir o fluxo sanguíneo para o cérebro e mantenha o animal quieto e aquecido. Chame atenção veterinária imediata.

Fraturas:

fraturas ocorreriam quando seu animal de estimação se envolvesse em um acidente automobilístico ou doméstico. Os sinais incluem membros espalhados de maneira estranha, favorecimento dos membros, dor, etc.

Tratamento: controle qualquer sangramento que possa ocorrer e dê suporte ao ponto das fraturas para evitar maiores complicações.

* Não tente fixar ou reparar a fratura. Leve o cachorro ao veterinário imediatamente.

Insolação ou exaustão

Os cães tornam-se propensos a insolação durante o tempo muito quente, ainda mais quando a ventilação é fraca, por exemplo, deixando-os dentro de uma sala quente ou carro durante o verão sem ar condicionado.

Os sinais incluem respiração difícil, respiração ofegante e temperatura corporal elevada. Etc.

Tratamento

Um caso de insolação deve ser abordado como uma emergência e é necessária reanimação imediata. Coloque o animal em uma banheira com água fria. Use a mão para aplicar a água na pelagem de maneira adequada. Não pare até que o cão mostre algum sinal de respiração normal.

Picada de cobra e picada de inseto:

os cães podem ser mordidos quando tentam atacar ou ‘brincar’ com uma cobra, por exemplo, quando estão perambulando pelo jardim. Geralmente cabe a você saber se não está presente.

Os sinais e sintomas incluem;-

– inchaço do rosto do cachorro

– Problemas respiratórios, por exemplo, respiração ofegante.

Tratamento localize a ferida da mordida e lave-a bem, antes de ‘apressar’ o cão ao veterinário. Não tente ‘sugar’ o veneno sozinho. Insetos como abelhas e vespas também podem picar seu cachorro. Aplique creme ou pomada calmante no local. Você pode procurar assistência veterinária se inchar e parecer fora de controle.

Sufocando

Os cães estão sempre pegando coisas para mastigar. g brinquedos, ossos, paus, etc., às vezes, os materiais ficam presos na garganta, causando asfixia, etc.

Os sinais incluem língua azul, dificuldade em respirar, etc.

Tratamento

Abra a boca para ver e ver se consegue localizar o objeto estranho. Tente removê-lo com uma pinça se não estiver muito fundo na garganta. Se estiver profundamente alojado, pode ser necessário levar o cão à clínica veterinária para sedação e remoção.

Envenenamento

Seu cão pode ser envenenado ao pegar e comer alguns produtos da casa destinados ao seu uso. Por exemplo, medicamentos (por exemplo, aspirina), tintas, detergentes, produtos químicos (por exemplo, fertilizantes), veneno de rato, pontas de cigarro, etc.

Os sinais e sintomas incluem vômitos, salivação, espasmos ou convulsões, fraqueza, etc.

Tratamento;  obtenha algumas amostras do material ingerido, se possível, e chame seu veterinário imediatamente. A amostra que você acompanha pode ajudar o veterinário a saber exatamente como tratar seu cão.

Conteúdo de uma mini caixa de primeiros socorros
Algodão
Bandagem (manômetro e adesivo)
Tesoura
Termômetro
Seringas
Creme ou pomada antibiótica
Creme calmante
Fórceps
Colírio etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *