Previna a obesidade canina naturalmente
Adote uma abordagem holística para combater o grave problema do seu companheiro canino.
A obesidade se tornou um grande problema que muitos veterinários chamam de principal preocupação com a saúde canina.
Os veterinários estimam que 25% a mais de 50% de todos os cães estão acima do peso. (Um estudo descobriu que 83% de todos os cães estão acima do peso.)
A obesidade predispõe os cães a uma série de problemas, incluindo diabetes, doenças ósseas e articulares, doenças cardíacas e pulmonares, distúrbios urinários e reprodutivos, problemas de pele, complicações anestésicas e uma série de diferentes tipos de câncer. Cães com excesso de peso também tendem a viver vidas mais curtas.
Talvez a pior parte seja que a maneira verdadeiramente holística de “curar” a obesidade, em quase todos os casos, é tão simples quanto equilibrar a ingestão de comida do seu cão com o seu nível de produção de energia. Em outras palavras, mantenha a ingestão de calorias do seu cão no nível que alimenta suas atividades energéticas.
Existem razões médicas que podem causar excesso de peso no seu cão. E embora estes representem apenas uma pequena parte do número total de cães com excesso de peso, doenças como hipotireoidismo, diabetes e doenças adrenais podem ser fatores contribuintes. (Se o seu cão estiver acima do peso, consulte o seu veterinário para um exame físico completo.)
Exercício
Uma brincadeira diária no parque ajuda muito a limpar os glóbulos de gordura, ativar e lubrificar as articulações e erradicar o tédio (o tédio pode ser um dos principais contribuintes para comer demais).
Se o seu cão já está acima do peso, seja paciente, mas persistente. Primeiro, leve seu cachorro para uma caminhada diária ou duas vezes por dia ao redor do quarteirão e, em seguida, adicione gradualmente mais tempo às caminhadas diárias até que você seja capaz de marchar em um ritmo acelerado por pelo menos 20 a 30 minutos. minutos uma ou duas vezes por dia.
Nutrição
Existem três fatores principais a serem considerados ao criar uma dieta para perda de peso para cães obesos: restrição alimentar, aumento de fibras e diminuição de gordura.
O mais importante deles é simplesmente reduzir a quantidade de calorias consumidas. Muitos alimentos para cães disponíveis no mercado contêm mais gorduras e carboidratos do que o necessário. Mas o mais importante é que os carboidratos presentes em muitos alimentos para cães são refinados.
Os carboidratos refinados tendem a depositar seus depósitos de gordura diretamente na barriga e nas costelas – assim como foi demonstrado que uma dieta altamente refinada de fast-food deixa as crianças mais pesadas.
A maneira mais fácil de reduzir os carboidratos e ainda compensar a fome do seu cão é aumentar a quantidade de fibras e vegetais em sua comida.
Embora seja verdade que os cães são principalmente carnívoros, os caninos na natureza obtêm muitas fibras e matéria vegetal do trato intestinal dos animais que comem e da mastigação de gramíneas e galhos. Portanto, embora o principal ingrediente dietético de um cão deva ser a carne, fibra adicional é uma boa maneira de manter o movimento intestinal (uma forma comprovada de ajudar a prevenir a obesidade).
E os vegetais são uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, todos com inúmeros benefícios à saúde.
A aveia, na forma de aveia cozida, é uma excelente fonte de fibra e também é um nervin suave à base de ervas que ajuda a manter os cães calmos. As guloseimas, por outro lado, podem ser uma importante fonte de excesso de calorias.
Muitos alimentos também podem ser excessivamente oleosos. A menos que você viva na tundra e seus cães planejem arrastar um trenó de Anchorage até Nome, atire para um teor de gordura de cerca de 5% com base no peso seco.
Existem também alguns suplementos nutricionais, como o aminoácido L-carnitina, que podem ajudar a reduzir os depósitos de gordura e aumentar a massa muscular magra. Verifique com seu veterinário.
Finalmente: é importante reduzir ao mínimo as guloseimas diárias. Se o seu cão já está acima do peso, concentre-se em ajudá-lo a perder primeiro 10% do excesso de peso corporal, depois mais 10% e assim por diante, até atingir o peso ideal. A melhor abordagem para fazer dieta é perder pouco peso de cada vez. A adição de ervas pode facilitar muito o processo.
Remédios herbais
Além de vegetais de mesa saudáveis, como espinafre e brócolis, existem muitos remédios fitoterápicos que ajudam a prevenir a obesidade.
Quando melhoramos a digestão, muitas vezes ajudamos a movimentar as patas do nosso cão, bem como os intestinos, e muitas das ervas digestivas, como a pimenta caiena (pimenta vermelha) e o gengibre, podem ajudar.
Às vezes, um cão simplesmente precisa de um pequeno impulso em seu sistema para tirá-lo do sofá e começar a se movimentar, e pimenta caiena ou gengibre também são bons estimulantes – ou tônicos para todo o corpo – assim como o ginseng. Finalmente, se o seu cão tem artrite, analgésicos à base de ervas, como casca de salgueiro ou ulmeira, podem tornar mais fácil para ele se levantar e andar.
Observe que sempre que medicamentos, fitoterápicos ou outros, são usados como único meio para redução de peso, altas dosagens podem causar problemas (veja a barra lateral).
Outros medicamentos alternativos
A acupuntura tem sido usada para tratar humanos obesos e pode ser útil para cães. Alguns cães comem demais porque estão excessivamente ansiosos. Remédios calmantes, como aroma de lavanda espalhado em seu quarto, podem ser úteis. Ou experimente uma das essências florais, como Aspen, Mimulus, Impatiens ou Rescue Remedy. Converse com seu veterinário holístico sobre isso.
Gosto de pensar em qualquer um dos remédios holísticos como ajudantes gentis para o cão que precisa perder peso; Eu não tento encontrar uma solução mágica que irá eliminar os quilos magicamente.
Os redutores de peso mais verdadeiros e confiáveis são exercícios e dieta adequada, aliados a um ambiente doméstico que seja ao mesmo tempo calmo e divertido.