Health

Trate a artrite em cães naturalmente

Quando se trata de osteoartrite em cães, as terapias naturais e alternativas são mais seguras e podem ser tão eficazes quanto os medicamentos comumente prescritos, de acordo com Allen M. Schoen, DVM, professor adjunto da Escola de Medicina Veterinária da Universidade Tufts em North Grafton, Massachusetts, e autor de Kindred Spirits (Broadway Books, 2002).

“Os medicamentos podem aliviar a dor, mas também podem causar maior degeneração das articulações e da saúde do seu cão”,

Schoen explica. Medicamentos não esteróides, como o Rimadyl, podem causar danos ao fígado, enquanto os esteróides podem causar atrofia muscular, sangramento gastrointestinal, doenças hepáticas e renais e doença de Cushing.

“Meu objetivo é manter a saúde das articulações e a saúde geral, além de aliviar dores e inflamações”, afirma, acrescentando que uma combinação de terapias naturais e alternativas produz os melhores resultados.

Glucosamina e sulfato de condroitina:

A glucosamina e o sulfato de condroitina diários ajudam a proteger e lubrificar as articulações, diz Schoen. Pode levar de quatro a seis semanas antes de você ver os resultados. As injeções de Adequan, uma forma líquida de glicosaminoglicanos, podem produzir melhorias mais rapidamente.

Outros suplementos:

Doses diárias de vitamina A, E e Ester-C, bem como MSM (metilsulfonilmetano), ajudam o cão com artrite. O mineral selênio atua como antioxidante.

Um suplemento de ácido graxo essencial de óleo de peixe ou óleo de linhaça funciona como antiinflamatório. O miristoleato de cetila é um lubrificante e antiinflamatório para articulações promissor.

Acupuntura: Schoen recomenda enfaticamente a acupuntura para cães com artrite. Aumenta a circulação nos músculos e na cápsula articular, o que fornece mais oxigênio e retarda a degeneração celular. Também alivia espasmos musculares dolorosos; aumenta a força das pernas estimulando nervos e músculos; e libera endorfinas para fazer o cão se sentir melhor, explica. A acupressão pode ajudar seu cão entre as sessões.
Ervas: Boswellia, uma erva, e garra do diabo são antiinflamatórias, enquanto a alfafa fornece blocos de construção básicos para as articulações. Schoen também usa uma variedade de ervas chinesas.
Fisioterapia: Schoen recomenda um programa de exercícios com caminhadas curtas frequentes, alongamentos diários e massagens para quem sofre de artrite canina. Se disponível, experimente fisioterapia, natação, Tellington Touch, terapia de pontos-gatilho ou exercícios em esteira subaquática em um centro de reabilitação animal.
Tratamento quiroprático: os ajustes quiropráticos ajudam a aumentar a mobilidade para que o cão não compense a rigidez ou a dor andando de maneira anormal, o que pode criar outros problemas.
Homeopatia: Para quem prefere a homeopatia, os remédios mais comuns para a artrite são Bryonia e Rhus toxicodendron (hera venenosa).
Dieta: Certifique-se de que seu cão não esteja acima do peso. Schoen recomenda uma alimentação natural bem balanceada, de preferência preparada em casa.

“As terapias naturais e alternativas retardam o progresso da osteoartrite; fortalecem as articulações, os músculos e a saúde geral do cão; e permitem que o cão viva uma vida mais longa e feliz”, diz Schoen. Consulte um veterinário holístico para diagnóstico, plano de tratamento e dosagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *