Health

Tratamento da ansiedade de separação de cães

Você e seu cachorro têm um vínculo sério. Você é o mundo inteiro dele e não consegue imaginar a vida sem ele. Mas… sempre que você tem que sair de casa, seu cachorro tem um problema. Ele choraminga. Ele chora. Ele anda nervoso. Depois que você sai, ele pode destruir as molduras ao redor do batente da porta, latir e uivar até os vizinhos chamarem a polícia, esquecer que foi treinado em casa e até mastigar as próprias patas até sangrar.

Tudo o que você precisa fazer é pegar as chaves, desligar o computador ou fazer qualquer uma daquelas coisas comuns que você faz antes de sair de casa, e ele fica louco.

Você está pensando: “Isso não é normal, é? Devo fazer algo a respeito?”
Ansiedade de separação: é sério

Na verdade, você pode e deve fazer algo sobre a ansiedade de separação, e deve fazê-lo agora, diz Daniel Aja, DVM, veterinário do Cherry Bend Animal Hospital em Michigan e ex-presidente da American Animal Hospital Association. “A ansiedade de separação é um distúrbio comportamental que ocorre quando os cães demonstram ansiedade relacionada à partida de um ente querido.

Esses cães são hiperligados aos donos e isso pode causar problemas.”

De acordo com Aja, a destruição doméstica é a principal razão pela qual os donos de animais de estimação finalmente levam seus animais de estimação ansiosos ao veterinário. “Tive cães em meu escritório que rasgaram suas gaiolas e até quebraram os dentes para fazer isso. Tínhamos um São Bernardo que batia na janela panorâmica para sair de casa”, diz Aja.

Infelizmente, os donos de animais de estimação costumam visitar o veterinário como último recurso, em vez de como primeira linha de defesa – um erro, porque tratar a ansiedade de separação precocemente pode muitas vezes resolver o problema antes que se torne muito grave.

Prozac para animais de estimação

A terapia médica para a ansiedade de separação mudou de um protocolo de sedativos para tratamento com antidepressivos. “Os sedativos deixavam os cães em estado de estupor para suprimir o comportamento, mas não resolviam o problema”, explica Aja. Em vez disso, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), os mesmos tipos de medicamentos que os médicos prescrevem frequentemente para pacientes humanos com depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e outros problemas de ansiedade, parecem funcionar melhor.

As duas opções veterinárias mais comuns hoje são o cloridrato de clomipromina e o cloridrato de fluoxetina (o mesmo medicamento do Prozac).

Disponível apenas mediante prescrição de um veterinário, esses medicamentos incluem informações sobre dosagem correta para animais de estimação. (Não dê ao seu cão nenhum Prozac ou outro medicamento antidepressivo).

Para casos graves, e para ajudar a acalmar os animais de estimação durante o intervalo de cerca de duas semanas antes do início dos medicamentos SSRI, os veterinários às vezes também prescrevem alprazolam (Xanax).

“Este medicamento ansiolítico funciona muito rapidamente em animais de estimação durante o período de encerramento do ISRS”, diz Aja. Por funcionar imediatamente, também é bom para fogos de artifício e ansiedade com trovoadas. Você não precisa desmamar o cachorro da medicação.

Medicina natural

Alguns casos de ansiedade de separação, especialmente em cachorros, não requerem medicação e respondem apenas ao treino comportamental, diz Aja. Para donos de animais de estimação desconfortáveis com a abordagem farmacêutica, remédios fitoterápicos e/ou fórmulas de essências florais projetadas para aliviar a ansiedade podem proporcionar algum alívio para animais de estimação, e muitos funcionam bem em conjunto com tratamento veterinário.

“As essências florais não interferem nem no treinamento comportamental nem nos cuidados veterinários tradicionais”, diz Jann Garrity, administrador de classe da Flower Essence Society, na Califórnia. “As essências florais abordam a condição emocional interna do animal para restaurar o equilíbrio e o comportamento adequado.”

Aja e muitos outros veterinários também recomendam Dog Appeasing Pheromone (D.A.P.), um produto de feromônio sintético que libera feromônios calmantes no ar por meio de um difusor que você conecta a uma tomada elétrica.

Os humanos não conseguem detectar a mensagem química, mas os animais de estimação conseguem. “Aconselho manter o D.A.P. correndo o tempo todo. “Esses produtos parecem ajudar bastante, como complemento ao tratamento veterinário”, diz Aja.

Mas para animais de estimação com algum sintoma, consulte um veterinário imediatamente, diz Aja. “Alguns animais de estimação podem responder a remédios naturais, mas a ansiedade severa de separação é um problema profundo que precisa ser resolvido por um profissional”.

Aja também salienta que sem formação e gestão do comportamento direcionado, nenhum tratamento – farmacêutico ou natural – terá probabilidade de sucesso. “Todo mundo quer uma solução rápida e fácil. Eles podem procurar uma droga milagrosa e, embora às vezes as drogas sejam necessárias, as drogas por si só não são suficientes. Você precisa trabalhar com o cachorro. Você precisa ter uma visão geral, ou qualquer tratamento estará sujeito ao fracasso.”

Dicas para gerenciar a ansiedade de separação

Ao tratar a ansiedade de separação de um cão, incorpore estas estratégias adicionais:

  • Não reconheça ou mime o comportamento ansioso. Em vez disso, recompense o comportamento calmo.
  • Leve seu cachorro para o trabalho com você, se puder, ou considere uma creche para cães ou uma babá de animais de estimação. “Os cães são animais de carga e não é natural que fiquem sozinhos o dia todo”, diz Aja. “Muitos cães prosperam em creches porque recebem socialização e estímulos o dia todo.”
  • Mantenha a TV ligada. “A estimulação visual parece funcionar melhor do que apenas o som para confortar os animais de estimação”, diz Aja.
  • Considere outro animal de estimação para fazer companhia ao seu cão, se possível. Quando dois animais de estimação se unem, a ansiedade de separação às vezes é aliviada.
  • Forneça brinquedos interativos, como Kongs congelados recheados com manteiga de amendoim e ração. “Brinquedos que mantêm o cachorro ocupado podem distraí-lo para que ele não se sinta tão ansioso”, diz Aja.
  • Não dê muita importância ao ir ou vir e varie sua rotina para que seu cão não siga sempre as mesmas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *