Treinamento de Labrador: 3 dicas úteis a seguir
Costuma-se dizer que os labradores possuem grande lealdade aos seus donos. Apesar dessa característica admirável, a raça também pode ter um lado destrutivo. A boa notícia é que a destrutividade pode ser controlada através do treinamento de filhotes de Labrador.
A ideia de treinar um Labrador pode parecer uma tarefa difícil, mas com o tempo dedicado à atividade haverá bons resultados. Labradores são cães muito inteligentes e através do treinamento passam a respeitar seus donos e a ouvir seus comandos. A maioria dos labradores tornam-se cães obedientes e felizes com um treinamento cuidadoso.
Antes de começar a treinar qualquer filhote, especialmente um Labrador, há algumas dicas úteis de treinamento de cães que você pode seguir. Como você deseja ter sucesso no treinamento de seu filhote Labrador, estão listadas abaixo três dicas úteis de treinamento que você pode seguir para ensinar bom comportamento a seu filhote.
1. O treinamento deve começar imediatamente quando você leva o filhote para casa.
Ensinar ao filhote o comportamento adequado permite que ele saiba como você deseja que ele se comporte. O treinamento também estabelece sua autoridade como “chefe”. Os cães têm instintivamente um senso de ordem social e, uma vez que você se estabeleça no topo, o cão lhe dará respeito.
2. Faça o treinamento de acordo com um cronograma.
Registre os horários em que você leva seu Labrador para sessões de housebreaking. Acompanhe também a quantidade de comida dada e com que frequência e quando o filhote é passeado e envolvido em sessões de brincadeira. Faça as atividades do cronograma nos mesmos horários para chegar a um horário de treinamento ao qual seu filhote se acostumará.
3. Tenha cuidado com a quantidade de exercício que você faz ao seu Labrador.
Enquanto ele ainda é um cachorrinho, os exercícios devem ser limitados a apenas 15 minutos diários. Lembre-se de que ele ainda é um bebê e os ossos e articulações não estão totalmente desenvolvidos. Muito estresse em seu corpo neste momento significará que ele pode ter sérios problemas de saúde quando for um cão mais velho.
Acima de tudo, tenha em mente que treinar filhotes de Labrador, ou qualquer cachorrinho, requer paciência, esforço e tempo. Mas tomando os devidos cuidados, seu cão será um companheiro obediente e bem comportado.