Ano Novo, Novos Truques
Cinco novos truques que todo cachorro deveria saber.
Comece o ano novo com a pata direita, ensinando alguns truques novos ao seu cão. Esses truques não são apenas divertidos, mas ajudam a conter o comportamento negativo e a reforçar as boas maneiras. Addy Lerner, proprietária da Jump Start Dog Sports em Yorba Linda, Califórnia, sugere aos pais dos animais de estimação que os truques podem ser úteis em uma variedade de situações inesperadas.
“Se você precisa quebrar um comportamento negativo, precisa chamar a atenção do seu cão”, explica Lerner. “Os truques são um comportamento tão positivo – altamente recompensador, as pessoas reagem de uma forma positiva – que muitos cães realizam um truque antes de se sentarem ou deitarem, ou mesmo de se aproximarem de si, numa situação stressante.”
Lerner sugere os seguintes truques porque eles têm aplicações úteis em muitos ambientes.
1. Toque no nariz
Esse truque ensina o cachorro a encostar o focinho na sua mão. “Tocar” pode ser um ótimo comando para tirar seu cachorro da companhia e focar em você. Também pode ser útil se o seu cão estiver fugindo de você. Chamar “toque” com uma voz amigável será muito mais eficaz do que correr atrás deles.
2. Toque no colarinho
Semelhante ao toque do nariz, mas neste caso o cão aprende a colocar o pescoço (coleira) na sua mão. Isso é ótimo para cães que têm tendência a se abaixar ou se afastar de você quando você tenta pegá-los. Em vez de perseguir o cachorro, você pode ensiná-lo a vir até você. Assim como o toque no nariz, isso é ótimo para quando seu cachorro quer pular nas pessoas ou sai correndo pela porta da frente no trânsito.
3. Atenção
Também chamado de “observe-me”, esse truque ensina seu cão a olhar em seu rosto/olhos. Isso pode ser difícil para os cães, pois olhar para outro cão é um sinal de domínio. No entanto, é fácil ensinar tratando seu cão sempre que ele olhar em seu rosto. Os cães adoram porque não precisam fazer nada para receber uma recompensa e isso realmente chama a atenção deles. Se o seu cão puxar a guia e latir durante os passeios, a “atenção” o trará de volta e se concentrará em você.
4. Girar
Lerner diz que o comando “girar” é ótimo para cães que ficam nervosos ou agitados, principalmente em situações de aglomeração. “O giro tira a mente de todo o resto porque eles precisam mover grande parte do corpo”, explica Lerner. “É uma ótima técnica de distração.” Além disso, mantém o seu cão ágil e os convidados vão achar que é fofo.
5. Pegue/Dê
Possivelmente, a coisa mais importante a ensinar ao seu cão é “dê”. Especialmente se você tem um cachorro que mastiga ou come coisas que não deveria, esse truque pode salvar a vida do seu cachorro. Ensinar seu cão a “pegar” pode ajudar a tornar isso mais uma brincadeira quando você pede que ele dê, em vez de uma punição.
Para um cachorro é divertido dar e receber, mesmo que você dê algo mais apropriado, como um brinquedo, em troca da barra de chocolate. Além disso, você pode ensinar coisas divertidas ao seu cão, como pegar o controle remoto, os chinelos ou até mesmo o papel. Certifique-se de que eles saibam como entregá-lo primeiro, caso contrário você não receberá o controle remoto de volta.
Ensinar truques ao seu cão deve ser divertido e gratificante para vocês dois. Mantenha suas sessões de treinamento curtas e lembre-se de elogiar e recompensar.