Training

Um indicador de sucesso no treinamento com coleira para cães

Ok, digamos que você esteja passeando com seu cachorro. Você está armado com sua coleira de treinamento para cães de sua preferência. O cachorro usa a coleira que você escolheu para treinar. Está um dia lindo e as coisas parecem estar indo bem. A questão agora é: como você pode saber se está fazendo certo? Como saber se seu cão está equilibrado?

Aqui está um sinal de sucesso: às vezes você esquece que o cachorro está lá. Talvez você tenha um amigo com você e vocês dois estejam discutindo beisebol ou opções de ações e de repente perceba que perdeu a noção do que o cachorro está fazendo. Por que? Porque o cachorro estava ali, movendo-se em sincronia com você para que você pudesse se concentrar em outras coisas.

Na verdade, tive essa experiência com meu Westie alguns dias atrás. Estávamos caminhando por uma estrada movimentada aqui em Maple Ridge e eu me perdi em pensamentos sobre algo e fiquei totalmente perdido. Quando recuperei o controle, percebi que não havia feito uma única correção nem notado o cachorro por pelo menos vinte minutos. Essa é uma estimativa baseada no terreno que cobrimos, mas está no estádio.

Para mim, esse é o objetivo do treinamento com guia, poder sair com seu cachorro como parte da sua vida e não ter que se preocupar com isso. O cachorro está seguro porque não está perseguindo esquilos ou arrastando você pela rua. Você está seguro porque pode prestar atenção ao que está acontecendo ao seu redor e responder a isso sem ter que acompanhar o que o cão está fazendo.

Os sinais externos de sucesso no treinamento com coleira para cães são simples.
A guia está frouxa o tempo todo
A cabeça do cachorro fica ao lado do seu joelho e permanece lá, não importa como você mude de direção ou varie seu ritmo.
Sempre que você para, o cachorro fica sentado, pelo menos momentaneamente.

Vamos analisar um de cada vez.

A guia está frouxa

Isto é fundamental. Brad Pattison disse: uma rédea apertada é uma rédea rude. Por que? Porque significa que o cachorro não tem nenhum interesse em ouvir você. A guia é o principal canal de comunicação entre você e seu cão, e só pode transmitir informações quando você consegue alterar a quantidade de tensão. Um cachorro que tira toda a folga da coleira é como uma criança colocando as mãos nos ouvidos e cantando Não consigo ouvir você.  Nesse ponto você não pode corrigir o cão e a única escolha que resta é dominá-lo.

Cabeça ao lado do joelho

Isso é ideal porque seu cão pode acompanhar seus movimentos, algo que ele não conseguirá fazer se estiver na frente. É o lugar mais seguro para você, porque se de repente você tiver que virar à esquerda, é improvável que tropece no cachorro. Além disso, você pode ver o cachorro com sua visão periférica. Isso significa que você pode estar ciente do que ele está fazendo sem ter que desviar sua atenção do que está acontecendo ao seu redor.

Outra razão pela qual o cachorro nunca deve estar na frente é por respeito. No mundo dos cães, quem lidera o passeio é o alfa. Quando ele não puxa ou tenta mais chegar na frente, significa que ele reconheceu você como o líder da matilha.

Uma coisa que não é mencionada com frequência sobre isso é que trabalhar o relacionamento geral com o cão pode ter mais efeito sobre onde ele anda do que concentrar-se especificamente na posição. Depois que o cão aceitar você como líder em todas as coisas, ele automaticamente recuará e caminhará ao seu lado ou ligeiramente atrás de você.

Cachorro senta quando você para

Isso significa que o cão está prestando atenção e reconheceu a parada. Isso deixa você livre para lidar com qualquer coisa no ambiente que você precise prestar atenção, seja esperando para atravessar a rua, parando para conversar com um amigo ou até mesmo olhando pela janela. Todas essas atividades são muito mais difíceis quando seu cachorro está puxando você.

Então esse é o seu alvo, pessoal. Se você trabalhar consistentemente no treinamento da guia, você conseguirá isso. No início, isso acontecerá apenas ocasionalmente e por curtos períodos de tempo. Fique atento e dê um tapinha nas costas quando isso ocorrer. Eventualmente, será apenas o curso normal das coisas e você poderá prosseguir na educação do seu cão. O treinamento com coleira é para sempre, mas não leva para sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *